top of page
Buscar
Foto do escritorSimone Barreto

A importância da gestão de mudanças e o papel da liderança na realização desse processo




A era da informação e da globalização exige que as organizações operem em um mundo VUCA, isto é, com mudanças rápidas, incerto, complexo e ambíguo. Nesse contexto, vários tipos de mudanças frequentemente serão necessários, e muitas mudanças podem ser radicais por natureza. Assim, a demanda por processos de gestão de mudanças torna-se cada vez mais intensa, pois sobreviver nesse clima turbulento de negócios e fundamental na atualidade.


As empresas precisam ser adaptáveis, ágeis e rápidas. As pessoas e organizações estão preparadas para atuarem nesse novo mundo? Ou existe a necessidade de processos estruturados para auxiliar nessa mudança? Qualquer mudança externa ou interna exige nova mentalidade, processos, políticas, práticas e comportamentos.


A Gestão de mudanças é uma metodologia estruturada para a transição de pessoas, grupos e organizações de um estado atual para um futuro estado no qual o negócio entende que terá benefícios. Essa metodologia auxilia as empresas a integrar e alinhar pessoas, processos, estrutura, cultura e estratégia. O fundamental nesse processo de mudança é levar as pessoas a mudarem seus comportamentos.


Em um mundo VUCA, as coisas são muito imprevisíveis, tornando o planejamento muito mais difícil. Essa mudança para um ambiente VUCA exige que os líderes adquiram um novo conjunto de perspectivas e recursos de gerenciamento de mudanças.

Pearse (2017) menciona seis capacidades organizacionais que os líderes devem desenvolver que são listadas abaixo:


1. Criar seu próprio futuro com um claro senso de propósito.

2. Pensar sistemicamente.

3. Desenvolver uma equipe de liderança estratégica com credibilidade.

4. Desenvolver o capital humano.

5. Desenvolver o capital social organizacional como um recurso interno.

6. Criar uma cultura de compartilhamento de conhecimento, inovação, sustentabilidade e responsabilidade.


Portanto, o papel dos líderes é envolver as pessoas nesse processo de mudança, alocando recursos internos da organização, para facilitar a nova mentalidade, processos, políticas, práticas e comportamentos necessários na atualidade.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page